GRUPO BARUC APRESENTA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE USINAS DE BENEFICIAMENTO DE RESÍDIOS URBANOS EM CARAÚBAS

Na tarde desta quarta-feira 07, aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Caraúbas, a apresentação do Projeto Baruc, que será implantado no município.

A reunião teve o objetivo de apresentar o projeto que consiste na implantação de Usinas de beneficiamento de resíduos sólidos urbanos (Triagem e destinação final) e de incineração hospitalar, transformando o lixo em energia térmica e energia elétrica.

O momento de apresentação do Projeto contou com a participação do vice-prefeito, Paulo Brasil; vereador Antônio Pereira, coordenador do Meio Ambiente Ariel Ingber; presidente da Acresea Rivaldo Fernandes, Secretária de Assistência Social, Sânsia Cristina; Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Miguel Araruna, o coordenador José Jânio Carvalho Guedes, da “Empresa Pactual” que cuida da limpeza urbana no município e representantes do Grupo Baruc Ltda, Paulo Monte e Freitas Manoel.
, e representantes da saúde e educação do município.


Segundo Paulo Monte, representante do Grupo Baruc Ltda, que explanou sobre a vinda da empresa, que além das oportunidades de emprego que vai gerar no município, vai também amenizar as doenças causadas pelo lixo jogado de forma indevida, sendo trabalhado a educação ambiental dos envolvidos no projeto.

 Para o representante da empresa, o município a partir do momento que iniciar a tratar do lixo da maneira correta, terá muitas vantagens, além da não  contaminação do solo, ar e do meio ambiente gerando renda e  oportunidade para todos.

O grupo Baruc Ltda que é uma empresa de Capital privada aonde irá implantar no município usinas de beneficiamento de resíduos sólidos urbanos e hospitalares, onde será implantada uma usina de triagem e transbordo e a outra usina de destinação final, onde será feito toda triagem e separação das riquezas primárias que sobram da usina de triagem chamado material inerte que poderá gerar a energia do material que será 100% reaproveitado para gerar energia limpa e sustentável.

Durante a explicação foi discutido sobre geração de empregos para o município de Caraúbas, onde cerca de 200 empregos diretos e indiretos serão gerados, trazendo renda e possibilidades de sustentabilidade, tanto na parte de não contaminação do solo e do ar e meio ambiente como a geração de renda que é o que o município tanto necessita.

Para o vice- prefeito Paulo Brasil, além de gerar os empregos diretos indiretos, a empresa vai realizar um treinamento com as pessoas que sobrevivem dos lixões e aterros sanitários em situações precárias. “A empresa irá capacitar as pessoas e reinseri-las no processo das usinas, e isso é muito bom, pois, serão capacitados e passarão por um processo de ressocialização e ganharão um salário digno, por meio de um trabalho digno e suficiente para poder ter a sua forma digna de sobrevivência”, disse Paulo Brasil.

 Além de toda contrapartida social, a empresa anunciou ainda que serão doadas cerca de 15 creches aos municípios que estão aderindo ao grupo Baruc, e o município poderá ganhar uma creche toda equipada.

“Agradeço em nome do Grupo a receptividade do povo de Caraúbas, em especial ao Excelentíssimo senhor prefeito Juninho Alves, que apoiou e acreditou neste projeto. Com este apoio iremos atribuir valores, trazer oportunidades para o município de Caraúbas, agradeço ainda a todos que estiveram presentes nesta reunião de apresentação, e em breve estaremos reunidos novamente para a tão esperada implantação do Sistema Baruc”, enfatizou, Paulo Monte.















Comentários