AEROPORTO DO RIO GRANDE DO NORTE SURPREENDE COM EXPORTAÇÃO DE 84 TONELADAS DE FRUTAS


O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, exportou, no último domingo, 12, em um único dia, cerca de 84 toneladas de cargas de frutas produzidas nas terras potiguares para a Europa. Dentre os produtos enviados estão manga, abacaxi, mamão e melão.

Cerca de 175 pallets foram utilizados para estocar os produtos no porão de um Boeing 777, que possui capacidade de comportar 10% a mais de carga em comparação a aeronave antes utilizada para este tipo de serviço. O Boeing possui capacidade para transportar até 104 toneladas e opera nos domingos.

Além de exportar frutas, o Rio Grande do Norte também é considerado um dos maiores exportadores nacionais de peixes das espécies atum e meca, que possuem uma representatividade de 26% do volume enviado para o exterior. Apenas na última exportação, foram registradas três toneladas de peixes enviados para Frankfurt, na Alemanha.

O Terminal possui, atualmente, sete câmaras frias com a capacidade de armazenar 1,3 mil m³. Salas de refrigeração utilizadas para preservar produtos, possuem temperaturas diversas para melhor se adequar ao produto oferecido.


Um curral também é mantido com o objetivo de transportar cargas ainda vivas, como bois, cavalos e galinhas. No mês de janeiro de 2015, por exemplo, cerca de 150 bovinos foram exportados para o Senegal. O aeroporto é o único da região nordeste que possui estrutura para tal operação.

No momento, as principais importações realizadas pelo Terminal vem de empresas da indústria têxtil, automotiva e das  processadoras de energia eólica, além de universidades e institutos de pesquisa.

MIRANDA NA WEB

Comentários