HEMOCENTRO COLETA MAIS DE 90 BOLSAS DE SANGUE EM CARAÚBAS

Durante todo o dia do último sábado 16, a equipe do Hemocentro de Mossoró esteve na cidade de Caraúbas realizando uma campanha de doação de sangue para suprir o estoque que é ofertado para todas as cidades do Oeste potiguar. Considerada muito satisfatória pelos organizadores, a campanha coletou 92 bolsas de sangue doadas pelos caraubenses, que compareceram à Secretaria de Saúde para realizar o ato humanitário.

De acordo com a secretária de Saúde de Caraúbas a campanha em parceria com o Hemocentro, Demolays e Filhas de Jó foi bastante satisfatória e poderia ter tido um número ainda maior de doadores. 

“Foram inscritos para doar sangue 129 pessoas, no entanto, devido algumas exigências para realizar a doação, apenas 92 pessoas estiveram aptas para o gesto nobre e que salva vidas”, destacou a secretária.

Entenda
A campanha do Hemocentro Mossoró, se estende por diversas cidades da região Oeste, onde procura sensibilizar a população em despertar para ser um doador de sangue e dessa forma, salvar vidas que necessitam de transfusão. As bolsas de sangue coletadas abastecem os hospitais do Estado, em diversas situações.

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue, número este, muito abaixo da expectativa, principalmente em relação a grande procura populacional.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em bom estado de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto. Depois da doação é indispensável ingerir bastante líquido e tomar o lanche que o local de coleta oferece.

Comentários